Matrimônio

Orientação para Casamento

Matrimônio: é um sacramento, um ato de amor e um ato de Fé!

Caros Noivos…

É com muita satisfação que os recebemos em nossa Igreja para a celebração do seu Matrimônio. De acordo com o Espírito Cristão, e para que o Matrimônio, seja recebido santamente com as graças próprias do sacramento, recomendamos insistentemente a vocês noivos que se confessem e comunguem por ocasião do casamento.

COMO PREPARAR SEU CASAMENTO

• CURSO DE NOIVOS

Como se trata de uma celebração religiosa, envolvendo a fé, se faz necessária uma preparação espiritual que é o “Curso de Noivos”.

Ele é promovido em algumas Paróquias e pretende orientar os noivos para o sacramento do matrimônio e suas consequências, bem como para o amor conjugal, essencial para a vida da família que será constituída.

É, portanto, requisito obrigatório para todos os noivos que queiram se casar na Igreja Católica.

O valor deste curso em nossa Paróquia é de R$ 90,00.

Próximas datas para o Curso de Noivos em 2017:

• 19 de Fevereiro
  • 23 de Abril
  • 23 de Julho
  • 24 de Setembro
  • 19 de Novembro

Horário: de 13h30 às 20h00
* os noivos deverão cumprir esse horário sem excessão

Informações na Secretaria Paroquial ou pelo telefone 5666 5235.

Obs.: É necessário marcar com, pelo menos, 01 mês de antecedência.

• PROCESSO DE HABILITAÇÃO MATRIMONIAL

O Processo Matrimonial deve ser aberto o quanto antes (pelo menos 03 meses antes) na Igreja de domicílio de um dos noivos. Caso a celebração não ocorra na Igreja em que um dos noivos reside, o Processo Matrimonial deve ser Transferido para a Igreja Católica escolhida.

Há para isto uma taxa de transferência que deverá ser paga na Igreja onde o Processo foi aberto e também uma taxa para a realização do casamento em nossa Paróquia Nossa Senhora da Esperança. Esta taxa é um valor fixo e não está vinculada à taxa de transferência.

Valores:

O valor da cerimônia é de 01 (um) salário mínimo nacional, conforme normas da Diocese de Santo Amaro.
Se a celebração tiver efeito civil será cobrada mais uma taxa de R$ 100,00.
Para a transferência de documentação para celebração em outro paróquia, o valor será de 1/2  (meio) salário mínimo nacional.

• DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
  • Documento de Identidade, RG (cópia)
  • Certidão de Batismo atualizada ou para Efeito Matrimonial. Esta é adquirida na Igreja em que os noivos foram batizados e é válida por 06 meses.
  • Comprovante de Residência dos noivos (conta de luz, telefone ou equivalente), para comprovar o domicílio na Paróquia em que for abrir o Processo Matrimonial.
  • Comprovante do “Curso de Noivos” feito nesta ou em outra Paróquia.
  • Documento de Transferência, quando for o caso.

• CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL

É possível realizar o casamento religioso com efeito civil caso os noivos optem por isso.

É necessário procurar o Cartório mais próximo da residência para dar entrada ao Processo Civil. Será emitida a habilitação para o casamento com efeito civil na Igreja e após a realização do mesmo, o próprio casal entregará a Ata ao Cartório que emitirá a Certidão.

• PONTUALIDADE

Primem pela pontualidade! Para que o casamento seja celebrado com beleza e tranquilidade será preciso que cheguem na hora.

Caso a noiva se atrase, a cerimônia poderá ser abreviada ou transferida para o último horário do dia, para que as celebrações seguintes não sejam prejudicadas.

• PRESTADORES DE SERVIÇO
  • DECORAÇÃO

Havendo mais de um casamento no mesmo dia, os casais deverão obrigatoriamente escolher uma única empresa de decoração dividindo entre si os custos.

• MÚSICA E FILMAGEM

Por ser uma celebração religiosa, as músicas devem obedecer um repertório de caráter religioso e litúrgico.

Há profissionais e prestadores de serviço indicados pela Paróquia. No entanto, isto não representa exclusividade. Caso os noivos contratem profissionais não credenciados é preciso consultar as normas da Igreja e comunicar previamente a secretaria paroquial. A Paróquia, em ambos os casos, não se responsabiliza por falhas nos serviços prestados.

[/vc_column_text]

Salão

Alugue o nosso salão paroquial para festa de casamento.

Para informações procure a nossa secretaria.

Endereço:
R. Nossa Senhora de Nazaré, 101 – Cidade Dutra