A Paróquia

IMG_0180A Paróquia Nossa Senhora da Esperança, situada no Setor Veleiros, foi fundada no mês de abril de 1958 pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo. Ficou sobre a responsabilidade dos Padres Oblatos, sendo o primeiro pároco Pe. Quilherme Sheehan.

Foi com os padres Oblatos de Maria Imaculada que teve início a missão evangelizadora da paróquia. Inicialmente construíram um grande salão, onde eram celebradas as missas. Ao mesmo tempo, o salão funcionava como centro pastoral, onde se realizavam reuniões e festas da paróquia com o objetivo de posteriormente construir a Igreja. Nesse período, foi construída também a residência dos padres, que depois se tornou seminário da Região Santo Amaro, quando esta pertencia à Arquidiocese de São Paulo. Hoje, após ter sido ampliado, tornou-se o Seminário de Teologia da nossa Diocese.

A pintura do altar, feita pelo artista Cláudio Pastro, procura retratar a primeira missa no Brasil com a Imagem de Nossa Senhora da Esperança. A Imagem que veio com Cabral se encontra na Igreja de Santiago, em Belmonte, Portugal. Em nossa Paróquia, existe uma replica que fica exposta na lateral do presbitério para a veneração pública.

A Paróquia teve ainda, a graça de ser escolhida como Igreja Jubilar, pela ocasião do jubileu do ano 2000, dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e da chegada da primeira imagem de Nossa Senhora da Esperança.

Após o grande trabalho realizado pelos Oblatos, foram párocos: Pe. José Pegoraro (1981 –1984); Mons. Waldemar Conceição (1984 –1989); Pe. Alcides Franzoi (1989–1994); Pe. Samuel Viana (1994 –1998); Pe. José Elizeu (1998 –2003), Mons. Paulo S. Prado, como pároco e Pe. Vicente Gilson, como vigário (2003 – 2011). A partir de 13 de fevereiro de 2011, a paróquia recebe o que é o atual pároco, Pe. Marcelo Antonio e Pe. Vicente Gilson continuando como vigário até julho de 2015. Em dezembro deste mesmo ano, a paróquia recebe um novo vigário, o Pe. José Ancelmo que atua também como responsável do Pró Vocações da Diocese que tem suas instalações também em nossa paróquia.

Hoje ela conta com uma estrutura que se destaca nas ações pastorais e nos diversos eventos de nível diocesano.